top of page

Urbanidades Emergentes Em Albufeiras: A experiência Alqueva

 

A propósito do Doutoramento , esta investigação centra-se na análise das urbanidades que na actualidade emergem em torno de albufeiras ou se pretendiam afirmar como tal.

O principal objeto de estudo é a albufeira de Alqueva e como objetivo geral pretende-se cenarizar uma solução para a gestão e ordenamento urbano em torno desta, numa fase de relançamento económico em Portugal.

Depois de analisadas as estratégias e políticas de desenvolvimento do território em Portugal e em Espanha para as áreas em torno de albufeiras, verificou-se que assentam num modelo de desenvolvimento urbano e turístico semelhante, que revelou hoje ser um fracasso na sua implementação. Estas políticas desencadearam processos administrativos e instrumentos de gestão territorial próprios que desenvolveram uma forma urbana padrão, que se materializou em Espanha no desenvolvimento do empreendimento turístico na albufeira de Valdecañas e em Portugal nos Planos de Pormenor previstos para Alqueva. 

Esta investigação prevê num contexto de relançamento económico em Portugal, numa estratégia de repensar oportunidades e formas de planeamento e gestão territorial, que as urbanidades emergentes em torno da albufeira de Alqueva serão uma evolução do tecido urbano dos aglomerados pré-existentes para o território da agua, exemplo de modelos já ensaiados nos Países Baixos através do modelo (Apps City). Poderão ser derivações de uma otimização das aptidões da albufeira de Alqueva, com base na criação de emprego e de uma exploração da água como território urbano, o que proporcionará a criação de aglomerados lacustres.

O aproveitamento turístico da albufeira de Alqueva é assim encarado como consequência natural do funcionamento sustentável e dinâmico de uma rede de aglomerados urbanos de características lacustres, que através das suas relações intimas com a água, desencadearão processos internos de aproveitamento turístico mais controlados nos investimentos e na forma de exploração do território, mantendo assim intactas as características de um território que pretende ser uma marca de Portugal.

 

 

 

bottom of page